Uma tour pelo passado, presente e futuro: Projeto interdisciplinar leva alunos a uma viagem pelo conhecimento em Ibiara
- Ibiara Notícias
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Na última sexta-feira, 17 de outubro, a EMEIF Professora Ceci Badú de Sousa, em Ibiara, promoveu o projeto interdisciplinar “Uma tour pelo passado, presente e futuro”, idealizado pela professora de História Lilian Beserra, em parceria com demais professores da escola. A iniciativa envolveu as turmas do 6º, 7º e 9º ano, proporcionando aos alunos uma imersão nas transformações do mundo ao longo do tempo — desde o surgimento de grandes descobertas científicas até os desafios e reflexões da atualidade.
O projeto teve como principal objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, levando-os a questionar o papel do ser humano na sociedade, os usos e significados dos objetos em diferentes épocas e a compreender a evolução da ciência e do conhecimento que moldaram o mundo em que vivemos.
Entre os destaques do evento, o Renascimento ganhou espaço como um período marcante da história — uma era de grandes descobertas e de revoluções no pensamento humano, que abriu caminho para avanços científicos e culturais que permanecem influenciando nossa sociedade até hoje.


Outro ponto alto foi a exposição sobre a Evolução do Modelo Atômico, que levou o público a uma viagem pela história da ciência, desde as ideias iniciais de Dalton, passando pelas contribuições de Thomson, Rutherford e Bohr, até os conceitos mais modernos da física quântica. A mostra despertou a curiosidade dos alunos sobre como o conhecimento científico evolui a partir de experimentos, questionamentos e descobertas.




Já o tour pelo presente trouxe a reflexão “Entre telas e livros”, um projeto coordenado pelas professoras Izabel Matos e Girlene Santos, com a participação dos alunos dos 6ºs A e B. A exposição discutiu a importância da leitura de livros em meio ao crescente uso das telas digitais, propondo um uso consciente e equilibrado da tecnologia.
Os alunos apresentaram dramatizações sobre o déficit de leitura e o excesso de tempo diante das telas, além de expor livros lidos com QR codes, obras literárias adaptadas para o cinema e o projeto de um grupo de WhatsApp criado pelos próprios estudantes para escolher e debater um livro por mês. A proposta reforça que tecnologia e leitura podem caminhar juntas na construção do saber.

O evento foi um verdadeiro sucesso, unindo arte, ciência, história e reflexão, e demonstrando o compromisso da escola em formar cidadãos críticos, criativos e conscientes do seu papel no mundo — capazes de compreender o passado, atuar no presente e transformar o futuro.








Comentários