PROFESSORES DO VALE DO PIANCÓ SE DESTACAM NA 11ª EDIÇÃO DO CONEDU, OLINDA - PE
- Ibiara Notícias
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out.

Entre os dias 3 e 5 de outubro, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda - PE, foi palco de um dos maiores encontros educacionais do país, o XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Sob o tema “Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos”, o evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil para debater caminhos possíveis e urgentes para uma educação mais inclusiva e transformadora.
Entre os participantes, três professores paraibanos do Vale do Piancó, marcaram presença de forma significativa, levando o nome da educação pública da região ao cenário nacional.
O professor Kayo da Silva Jacobino, da Escola Cidadã Integral Padre Manoel Otaviano (ECIPMO), Ibiara - PB, participou pela quarta vez do CONEDU. Pelo segundo ano consecutivo, ele compôs a comissão científica, consolidando sua trajetória como pesquisador atuante. Nesta edição, Kayo Jacobino, apresentou trabalhos nas modalidades exposição oral e banner, ampliando a visibilidade de suas contribuições acadêmicas e reafirmando o papel da escola pública como espaço de produção e difusão de conhecimento. O mesmo relata que "é muito significativo ter voz em um cenário nacional, e representar uma região que ainda é muito carente de espaços de debates científicos".
Outro nome que fez ecoar o sotaque e a competência paraibana do Vale do Piancó, foi o professor Francisco Pereira, o popular Chicão, que leciona na ECIPMO, em Ibiara-PB, pela rede estadual. Em sua segunda participação no CONEDU, Chicão assumiu novos desafios, integrando a comissão científica e apresentando trabalho na modalidade oral. Sua presença reforça o vigor da educação do sertão paraibano e o compromisso dos educadores locais com a pesquisa e o debate pedagógico. Em que Chicão explica "Foi um momento ímpar e memorável, pois é uma oportunidade única de dialogar com professores/ pesquisadores de todo o Brasil e até de fora do país".
Fechando o trio de representantes, o professor Jocimario Alves Pereira, identificado no meio literário como Mario Alves, da rede municipal de Conceição-PB, participou com grande destaques desta edição. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (Leuteq) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE), Mario Alves, participou do CONEDU pela nona vez, um feito que por si só demonstra seu compromisso e envolvimento com o congresso. Mas o protagonismo não parou aí, pela sétima vez, ele integrou a comissão científica e, pela segunda vez consecutiva, atuou como coordenador do GT 16 – Ensino de Ciências, um dos grupos de trabalho mais prestigiados do evento. Além de ser co-autor de trabalho apresentado na modalidade exposição oral e publicar um artigo como capítulo de livro, o professor também protagonizou um momento simbólico neste evento, o lançamento do seu livro “Esquadro & Compasso: cem reflexões poéticas”, obra que une sensibilidade literária sobre a Maçonaria.
Assim, encerra mais um CONEDU, o XI se firmou, em 2025, como um espaço de celebração da resistência e da potência à docência. A presença desses educadores paraibanos do Vale do Piancó evidência que a educação feita “a partir das margens” é, na verdade, o centro pulsante das transformações que o Brasil precisa viver, dentro e fora das salas de aula.








Comentários