Homem e mulher são presos suspeitos de fraudar concursos, em Patos
Ibiara Notícias
18 de jul.
1 min de leitura
Um jovem de 23 anos e uma mulher de 27 anos foram presos na manhã desta quinta-feira (17) pela Polícia Civil da Paraíba, suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos no estado. As prisões ocorreram na cidade de Patos, no Sertão paraibano, e fazem parte da primeira fase da Operação Before.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, o grupo criminoso atuava majoritariamente no Sertão da Paraíba, mas possuía ramificações também em Recife, capital do estado de Pernambuco. Um terceiro suspeito, apontado como o responsável pela logística de transporte das respostas e pelo recebimento dos valores pagos pelos candidatos beneficiados, foi assassinado no último dia 22 de junho, no bairro São Sebastião, também em Patos.
As investigações tiveram início em 2023, após a identificação de indícios de fraude no concurso público da Polícia Militar da Paraíba. A partir das diligências, os investigadores descobriram uma complexa estrutura criminosa voltada à prática de fraudes em concursos e à movimentação de recursos financeiros ilícitos.
Segundo a Polícia, a quadrilha agia com sofisticação, utilizando métodos diversos para burlar os sistemas de segurança das bancas organizadoras, fornecendo gabaritos para candidatos previamente selecionados em troca de altas quantias em dinheiro.
As autoridades seguem com as investigações para localizar outros dois integrantes do esquema, que já foram identificados, e apurar a identidade de possíveis beneficiários que possam ter ingressado em cargos públicos por meio da fraude.
A Polícia Civil reforça que os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude em certame de interesse público e lavagem de dinheiro.
A população pode colaborar com informações sigilosas por meio do Disque Denúncia 197.
Comentários