PROFESSORES DO VALE DO PIANCÓ PARTICIPAM DA 10ª CONEDU EM FORTALEZA – CE
Os professores Mário Alves (Jocimario Alves Pereira) da rede municipal de Conceição - PB, Kayo Jacobino (Kayo da Silva Jacobino) e Chicão (Francisco Pereira de Sousa) da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Padre Manoel Otaviano (Ibiara - PB), participaram da 10ª edição do Congresso Nacional de Educação – CONEDU, que ocorreu de 19 a 21 de setembro de 2024, em Fortaleza – CE. O evento é um dos maiores e mais importantes congressos da área de educação no Brasil, onde reuni professores, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para dialogar sobre esse campo tão essencial.
O evento contou com mais de 10.000 participantes inscritos, tendo pesquisas apresentadas em 21 Grupos de Trabalho, além de minicursos, lançamentos de livros e palestras de renomados especialistas como José Pacheco, José Carlos Libâneo, José Moran, Miguel Arroyo, Nélio Bizzo, Thais Fazenda, entre outros.
Chicão, participando pela primeira vez como ouvinte, destacou a grandiosidade do evento e a oportunidade de imersão na pesquisa educacional. “Foi muito bom. O evento permiti muitas reflexões, conhecer novas pessoas assim como refletir sobre a educação”, afirmou. Já os professores Mário Alves e Kayo Jacobino possuem mais experiência no evento, inclusive integrando a Comissão Científica desta 10ª edição.
O professor Mário Alves esteve em sua 8ª participação, sendo que pela 6ª vez, fez parte da Comissão Científica do evento. Na edição de 2024, além de integrar a Comissão Científica, apresentou trabalhos e foi responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho de Ensino de Ciências. O professor Kayo Jacobino participou pela terceira vez do evento, sendo seu primeiro ano como integrante da Comissão Científica, além de apresentar suas pesquisas.
Os trabalhos apresentados pelos professores Mário Alves e Kayo Jacobino, tratam de temas como: aplicação de Metodologias Ativas, teorização de conceitos, além de inserção de Tecnologias Digitais no processo de ensino e aprendizagem. Esses trabalhos são produtos da reflexão, prática e colaboração do grupo de pesquisa do qual fazem parte, o Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (LEUTEQ), liderado pelo professor Bruno da Silva Leite, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Kayo Jacobino ressaltou a importância do CONEDU para sua formação contínua como professor. “É necessário sempre refletir e se atualizar, pois a educação nem começa e nem termina na escola. O CONEDU é um bom canal para aprender mais”. Mário Alves destacou o evento como “uma oportunidade de constante para divulgação de suas pesquisas. Além de ser um espaço para o engajamento na construção e reflexão do conhecimento entre pares de diversos níveis e áreas”.
Além do CONEDU, Mário e Kayo, neste mês de setembro, tiveram trabalhos apresentados em um dos maiores eventos da área da Química, o Encontro Nacional de Química (ENEQ), em Belém – PA, onde o orientador, Bruno Silva Leite, foi que se fez presente ao evento. Isso destaca que a região do Vale do Piancó vem produzindo contribuições acadêmicas relevantes e que ganham o mundo por meio da divulgação científica.
Imagens:
コメント