

PORTAL DE
NOTÍCIAS
DE IBIARA
Normalmente quando alguém que não conhece as diversas opções de rendimento e quer guardar dinheiro, abre uma conta poupança e “vai colocando algum trocado” nas oportunidades, depositar todo mês um pouquinho de dinheiro também é comum. E não é apenas guardar o dinheiro, é render também. Mas todos precisam saber que a poupança é fácil e segura, pode mexer no dinheiro a qualquer momento; mas tem muitas outras opções que rende muito mais, inclusive mais que o dobro.
Precisa ter conhecimento avançado para investir noutros produtos financeiros? A poupança é um produto financeiro tão fácil de “colocar” dinheiro e não precisa conhecer nem como funciona, basta saber que rende. Respondendo: precisa conhecer o básico para investir e ter rendimentos maiores do que os da poupança. Qual seria esse conhecimento básico? Abrir uma conta numa corretora de valores, ler um pouco sobre renda fixa e conversar com os profissionais da corretora escolhida. As corretoras oferecem canais no Youtube que explicam “tudo e mais um pouco” sobre investimentos e de graça.
Quais desvantagens de não colocar o dinheiro na poupança e investimentos nos produtos financeiros das corretoras de valores? Uma delas é a necessidade de acompanhar os rendimentos, anotar em uma planilha de fácil acesso para organizar os investimentos; é claro que as corretoras deixam tudo organizado nas plataformas, no site delas, mas ter uma planilha personalizada é importante.
Em 2022 a poupança rendeu 7,90%. Alguns CDBs oferecidos em corretoras rendeu 14%. Ou seja, quase o dobro. Exemplo: 1000 reais renderiam 79 reais na poupança e 140 reais em um CDB, na verdade 112 reais porque o CDB tem imposto e a poupança não tem. Mesmo com imposto qualquer pessoa querendo ter mais lucro colocaria seu dinheiro em CDB.
Acostume-se com siglas do mercado financeiro, pois além de poupança e CDB existem muitos outros produtos; com poucos cliques numa plataforma de alguma corretora você consegue enfrentar a inflação e ter bons rendimentos. Mas atenção: cada investidor tem seu perfil e precisa saber o que quer e quando quer. Por exemplo: se você quer ter sempre o dinheiro a disposição para sacar a conversa é uma e se você pode ficar sem “mexer no dinheiro” por um ano a conversa é outra.
Reginaldo Borges (Professor de matemática, pós-graduado em educação e gestão pública, economista e estudante de Blockchain, criptomoedas e finanças na era digital)
Divulgue aqui a sua marca!
Comments